O EVENTO

Desde a finalização do Projeto de Sequenciamento do Genoma Humano em 2003, um número crescente de condições genéticas tem sido descritas e diagnosticadas graças ao avanço das técnicas de Biologia Molecular. Para auxiliar os envolvidos a entender as implicações médicas, psicológicas e familiares associadas à ocorrência de uma doença genética, existe o serviço de Aconselhamento Genético, um processo complexo que deve ser realizado por equipe multiprofissional integrada.


A partir de 2014, com a publicação das diretrizes para atenção integral às pessoas com doenças raras, o Aconselhamento Genético no Brasil tem ganhado espaço e visibilidade, mas muitos pontos ainda estão em discussão. Quais profissionais podem realizar o Aconselhamento Genético no Brasil? Onde e como acontece este tipo de serviço? Como realizar um serviço complexo com recursos escassos?


Para lançar luz sobre estas questões realizaremos o I Simpósio de Aconselhamento Genético Multidisciplinar: Atuação e Perspectivas. O evento foi proposto pelos alunos do programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana, oferecido pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Nosso objetivo é levantar informações e ideias que promovam a atualização dos estudantes e profissionais de saúde quanto aos desafios encontrados na realização do Aconselhamento Genético Multidisciplinar no Brasil.


PÚBLICO ALVO:
estudantes e profissionais da área da saúde.